iPhones que deixaram de funcionar ou que simplesmente não conseguiram descarregar o iOS9. Os primeiros dias do resto da vida do iOS9 são muito parecidos com os primeiros dias da vida do… iOS8.
Nas redes sociais, começaram a surgir várias queixas de utilizadores que alegam que os respetivos iPhones e iPads terão deixado de funcionar depois de tentarem descarregar o sistema operativo iOS9. Além das queixas relativas ao bloqueio dos telemóveis e tablets, há também quem se queixe de não ter conseguido descarregar o novo sistema operativo do iPhone e do iPad.
Na Internet, é possível encontrar imagens disseminadas por consumidores que depararam com mensagens de erro (“software update failed”) quando procederam ao upgrade do iOS9. Alguns peritos acreditam que esta falha no update do software possa estar relacionada com uma sobrecarga dos servidores causada pelo elevado número de dispositivos que terão tentado descarregar o iOS9.
A Reuters dá conta de que já há consumidores a acorrerem às lojas físicas da Apple com equipamentos anteriores às versões do iPhone e iPad que foram lançadas no passado dia 9 de setembro. A agência noticiosa entrou em contacto com alguns desses consumidores – e apurou que a Apple terá garantido estar a trabalhar para sanar o problema.
Oficialmente, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. O que não permite qualquer estimativa quanto ao número de iPads e iPhones afetados pelo “crash” do iOS9.
Segundo a consultora Mixpanel, 16% dos dispositivos que correm o iOS terão feito o update para a versão 9 do sistema operativo.
Não é a primeira vez que um update de sistema operativo corre mal. Na memória de muitos utilizadores, pairam ainda as dificuldades registadas aquando do upload do iOS8.
Por Hugo Séneca @ exameinformatica.sapo.pt